PORTAL DO CLIENTE SUPORTE REMOTO
 
  • Exato Contabilidade

    Confiança que gera resultados!

  • Caro Cliente

    Tenha foco em seus negócios, deixando a execução contábil com nossa equipe.

 
18/09/2014
STF proíbe a cobrança de ICMS no destino de compras efetuadas pela internet, o conhecido venda a consumidor final de forma não presencial.
 

O plenário julgou ações impetradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (17) declarar a inconstitucionalidade do Protocolo 21, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos comprados pela internet ou por telefone.

Por unanimidade, os ministros entenderam que a Constituição define que a cobrança deve ser feita nos estados de origem. A regra do Confaz foi aprovada em 2011 por 18 secretários estaduais de Fazenda, e definiu que parte do imposto, que já era cobrado na origem do produto, passe a ser cobrado também no destino.

O plenário julgou ações impetradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As regras do protocolo foram suspensas por liminar do ministro Luiz Fux, em fevereiro.

Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-09/stf-proibe-cobranca-de-icms-nos-estados-de-destino-em-compras-pela-internetFonte: Agência BrasilAs matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

 
 
 
Rua Manoel Francisco Guerreiro 1265, Sala 5
Centro de Guaporé, RS - CEP: 99200 000
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: BW CENTER.